Poderoso tufão chega ao sul do Japão provocando grandes danos

Uma pessoa desapareceu após cair no mar e pelo menos 200 casas ficaram sem energia elétrica em Okinawa.

Do Mundo-Nipo

O tufão Phanfone (número 18 da temporada) mal chegou ao sul do Japão e já está causando grandes danos. Segundo a emissora pública ‘NHK’, os ventos fortes levados pelo fenômeno deixou o mar agitado em Okinawa, onde uma pessoa desapareceu após ter caído no mar. Além disso, na mesma província, pelo menos 200 casas ficaram sem energia elétrica neste sábado (4).

 

Tufão Neoguri atinge Okinawa (Foto: Kyodo)
Phanfone é terceiro tufão de grandes proporções que atinge fortemente a ilha de Okinawa apenas em 2014 (Foto: Arquivo/Kyodo)

 

Segundo a ‘NHK’, na ilha de Daito, em Okinawa, um morador de aproximadamente 50 anos caiu do telhado de sua casa por causa dos fortes ventos e sofreu ferimentos leves, enquanto 15 pessoas tiveram que passar a noite em um abrigo.

Em Yomitan, vila localizada na ilha principal de Okinawa, uma mulher de 50 anos desapareceu depois de cair no mar, que está agitado e com ondas fortes. A polícia está fazendo buscas no local.

Em Tokunoshima, ilha ao sul de Kagoshima, as autoridades emitiram um aviso de preparação de refúgio para todos os 11.514 habitantes.

Às 14h locais deste sábado, foram registrados ventos de 162 km/h no aeroporto da ilha de Daito, e choveu uma quantidade equivalente a 57,5 milímetros em uma hora.

Segundo o último boletim da Agência Meteorológica do Japão (JMA), divulgado às 18h45 locais de sábado (6h45 em Brasília), o tufão Phanfone desloca-se a uma velocidade de 10 km/h em direção norte-noroeste, com ventos sustentados de 180 km/h (50 m/s) e rajadas de até 252 km/h (70 m/s).

Phanfone agora se dirige para a região central do país, que deverá ser atingida por fortes ventos e muita chuva a partir deste domingo. A agência classificou o tufão como “muito forte” e “grande”, sendo o mais poderoso deste ano até agora.

Como se não bastasse, a agência informou na noite de sexta-feira que outro tufão, chamado Vongfong (número 19), formou-se perto das ilhas Marshall, no Oceano Pacífico, e poderá fazer o mesmo trajeto do tufão Phanfone.

Atualmente, Vongfong se desloca a uma velocidade de 20 km/h em direção oeste-noroeste e tem ventos sustentados de 72 km/h (20 m/s), com rajadas de até 108 km/h (30 m/s), e sua trajetória sugeri que ele atinja Okinawa na próxima semana.

Phanfone é o terceiro tufão de grandes proporções que atinge fortemente a ilha de Okinawa apenas neste ano. Antes dele, a província recebeu o tufão Neoguri, em julho, e o tufão Halong, em agosto, ambos deixaram vários mortos e centenas de feridos na ilha que é localizada no extremo sul do Japão.

(Com informações da revista online Alternativa.jp e NHK News)

*Acompanhe a evolução do tufão Phanfone no site oficial da Agência Meteorológica do Japão.

*Veja como está o Tempo no Japão neste momento.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Tóquio ocupa 2º lugar em lista de cidades onde menos se dorme no mundo

Next Article

Dezenas de médicos têm registros caçados por crimes cometidos no Japão

Related Posts