O Monte Fuji exibiu sua primeira cobertura de neve da temporada na quinta-feira (5), cinco dias mais tarde do que o ano passado e três dias a mais que a média anual, anunciou a agência meteorológica local, de acordo com a Kyodo News.
O Observatório Meteorológico de Kofu, na província de Yamanashi, registrou uma camada de neve no cume da montanha de 3.776 metros por volta das 7h30 no horário local (20h30 em Brasília).
O observatório disse que a neve foi provocada por nuvens pairando sobre o pico mais alto do Japão devido a um sistema de baixa pressão desde a noite de terça até quarta-feira.
Às 4h de quinta-feira, a temperatura perto do pico da montanha caiu para 2,5°C negativos, segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA).
Fujiyoshida, uma cidade situada aos pés do Fuji, anunciou separadamente a primeira cobertura de neve da montanha no mesmo dia.
“Convidamos a todos a desfrutar da bela paisagem coberta de neve”, disse uma autoridade da cidade.
Desde 2006, a cidade vem fazendo o anúncio caso o observatório de Kofu, localizado a cerca de 40 quilômetros da montanha, não consiga confirmar a primeira camada de neve da temporada devido a chuva ou neblina.
== Mundo-Nipo (MN)
Com a Kyodo News