Do Mundo-Nipo
Um grande tufão e considerado muito forte está sendo monitorado em águas do oceano Pacífico Noroeste, entre Japão, Filipinas e China. Trata-se do tufão Neoguri, nome que também foi usado para outros tufões de grandes proporções, em 2008 e 2002.
O Neoguri é de grandes dimensões e seu olho pode ser visto claramente nas imagens de satélite. Ele está sendo monitorado pela Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês).
O boletim técnico da agência no horário das 12 UTC deste domingo (09h00 horas pelo horário de Brasília) informou que o Neoguri estava se deslocando para norte-noroeste com velocidade de 25 km/h. A pressão mínima já estava em 935 hPa e baixou em relação ao que foi observado às 06h00 (9 UTC).
Os ventos constantes deste tufão são estimados em 90 nós (aproximadamente 166 km/h), mas com rajadas de 130 nós (240 km/h).
Segundo a Agência Meteorológica das Filipinas, o Neoguri deve avançar no sentido nordeste, se aproximando da província de Batanas na segunda-feira, e depois seguir para o sul do Japão, mais precisamente na ilha de Okinawa.
A previsão de deslocamento indica que Neoguri poderá atingir o arquipélago japonês na manhã de terça-feira (8).
Tufões são sistemas idênticos aos furacões e se formam em regiões oceânicas tropicais de águas muito quentes. Tufão é a denominação que se dá no oceano Pacífico Noroeste.
A agência fez uma alerta para que as pessoas se mantenham informadas sobre a intensidade e o trajeto do tufão e disponibiliza em seu site informações detalhadas e ao vivo sobre todas as atividades do Neoguri: (http://www.jma.go.jp/en/typh/).
(Com informações do CLIMATEMPO News e das Agências Meteorológicas do Japão e das Filipinas)
*Veja como está o Tempo no Japão neste momento.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.