Atualizado em 10/09/2024
Um festival de música ao ar livre, realizado no último domingo (8), na província de Tochigi, no centro do Japão, teve seu andamento interrompido por um incidente que deixou nove pessoas feridas após serem atingidas por um raio, informou a polícia local, segundo a Kyodo News Japan.
O ocorrido, que se deu em meio a uma forte tempestade, levanta questionamentos sobre os protocolos de segurança adotados pela organização do evento, que foi realizado mesmo após a agência meteorológica local emitir alerta sobre possível ocorrência de raios na região.
As vítimas, que trabalhavam na limpeza do local após o término das apresentações, foram atingidas por um raio por volta das 16h20 no horário local (04h20 de domingo no Brasil).
Apesar da ocorrência do perigoso fenômeno natural, a maioria das vítimas, com idades entre a adolescência e os 20 anos, apresentou apenas dormência nas pernas e foi liberada após receber atendimento médico no local, enquanto outras demostraram sintomas mais sérios e tiveram que ser levadas ao hospital. Felizmente, todas as vítimas passam bem.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês) havia emitido um alerta para a região, prevendo chuvas intensas com forte possibilidade de ocorrência de raios e rajadas de vento.
O festival, que havia iniciado às 10h da manhã, foi realizado em um campo de atletismo localizado em um parque na cidade de Moka, no leste de Tochigi, e atraiu um público estimado em 12 mil pessoas.
A interrupção das atividades e o incidente com os raios geraram debates sobre a necessidade de reforçar as medidas de segurança em eventos ao ar livre, especialmente em condições climáticas adversas.
== Mundo-Nipo (MN)