Meteorologia

Supertufão Vongfong se dirige para o Japão com rajadas de até 306 km/h

A Agência Meteorológica do Japão classificou o Vongfong como “devastador”, comparado ao Haiyan, que matou milhares de pessoas nas Filipinas.

Do Mundo-Nipo com Agências

Poucos dias depois de o tufão Phanfone atingir o Japão e deixar pelo menos 11 vítimas, entre mortos e desaparecidos, o arquipélago agora está sob a ameaça do primeiro “supertufão” a cruzar o Oceano Pacífico este ano. Com rajadas de até 306 km/h, o tufão Vangfong deve atingir o país neste final de semana, informou nesta quarta-feira (8) a Agência Meteorológica Japonesa (JMA).

 

Tufão Vongfong (Imagem: Reprodução/JMA)

O mapa mostra a trajetória do Vongfong, que deve atingir o Japão neste fim de semana (Imagem: Reprodução/JMA)

 

Segundo o mais recente boletim da JMA, divulgado às 15h45 locais de quarta-feira, o Vongfong (19º tufão da temporada), está ao leste das Filipinas e se desloca a uma velocidade de 15 km/h em direção oeste-noroeste, com ventos sustentados de 216 km/h (60 m/s) e fortes rajadas de até 306 km/h (85 m/s).

A Agência classificou o Vongfong como “supertufão” e “devastador”, e prevê sua chegada ao arquipélago japonês ainda neste final de semana, a começar pelas ilhas que formam a província de Okinawa, no extremo sul do país.

Estima-se que o Vongfong será tão potente quanto a tempestade Haiyan, que matou milhares de pessoas nas Filipinas em novembro de 2013.

A agência pede à população para ficar atenta às informações sobre o tufão, disponibilizando em seu site gráficos com dados em tempo real sobre a trajetória do Vongfong. Pede ainda que as pessoas evitem entrar no mar aberto porque, mesmo ainda longe, a influência de um supertufão costuma deixar ondas e correntezas mais fortes.

(Com informações das agências Kyodo e JMA)

*Acompanhe a evolução do supertufão Vangfong no site oficial da Agência Meteorológica do Japão.

*Veja como está o Tempo no Japão neste momento.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.