Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo
Um terremoto com magnitude preliminar de 6,1 graus foi sentido nas regiões norte e nordeste do Japão, no início da tarde deste domingo (horário local), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), acrescentando que não foi preciso emitir alerta de tsunami’. Por enquanto, não há informações sobre danos ou de vítimas.
O tremor ocorreu às 12h43 deste domingo (00h45 pelo horário de Brasília), com epicentro registrado na costa da província de Aomori, a uma profundidade de 50 quilômetros.
O abalo foi sentido em uma grande área de Tohoku (nordeste) e na ilha de Hokkaido, no extremo norte do Japão, e atingiu 5 graus na escala japonesa (que vai até 7) na cidade de Shichinohe, na província de Aomori (nordeste).
Embora não tenha emitido alerta de tsunami, a agência informou que a altura do nível do mar pode sofrer uma leve variação, acrescentando que existe a possibilidade de ocorrer réplicas (tremores secundários) nas duas regiões.
O grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.
Cidades mais afetadas pelo terremoto, de acordo a JMA:
5 graus na escala japonesa
Aomori
Shichinohe-machi Morinokami
4 graus na escala japonesa
Aomori
Hiranai-machi Kominato
Hachinohe-shi Uchimaru
Hachinohe-shi Nangoku
Noheji-machi Tabasamizawa
Noheji-machi Noheji
Shichinohe-machi Shichinohe
Tohoku-machi Kamikita-minami
Tohoku-machi Tonosawayama
Gonohe-machi Furudate
Gonohe-machi Kuraishi-nakaichi
Aomori Nambu-cho Taira
Aomori Nambu-cho Tomabechi
Hashikami-cho Dobutsu
Oirase-cho Nakashimoda
Higashidori-mura Odanosawa
Higashidori-mura Sunagomata-sawauchi
Hokkaido
Hakodate-shi Shinhamacho
A Agência Meteorológica do Japão fornece dados detalhados sobre o terremoto.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.