Japão emite alerta de tsunami após terremoto de 6,8 graus atingir Fukushima

Moradores das cidades no litoral de Iwate, Miyagi e Fukushima estão sendo orientados a procurar abrigo em áreas elevadas.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

Terremoto de 6,8 graus em Fukushima (Imagem: Reprodução/JMA)
O mapa mostra a localização do epicentro e as áreas onde o tsunami pode atingir (Imagem: Reprodução/JMA)

Agência Meteorológica do Japão emitiu alerta amarelo de tsunami após  um terremoto com magnitude preliminar de 6,8 graus ter atingido a costa da província de Fukushima na manhã deste sábado (horário local). Moradores das cidades no litoral de Iwate, Miyagi e Fukushima estão sendo orientados a procurar abrigo em áreas elevadas.

O tremor ocorreu às 04h22 deste sábado (16h42 de sexta-feira em Brasília), com epicentro na costa de Fukushima, a uma profundidade de 10 quilômetros, de acordo com a agência.

O tremor foi sentido em uma extensa área e teve intensidade máxima de 4 graus na escala japonesa (que vai até 7) nas províncias de Miyagi, Fukushima, Tochigi e Ibaraki. Por enquanto, não há informações sobre vítimas ou danos.

A agência está solicitando aos moradores que se afastem do mar e, quem já estiver em local considerado seguro, não deve se locomover ou se aproximar de praias, portos ou rios.

O alerta amarelo é o mais baixo de um total de três níveis de acordo com a altura do tsunami. A agência estima que o terremoto possa gerar ondas de até um metro e alerta sobre a possibilidade de ocorrerem réplicas (tremores secundários) na região.

(Com informações da NHK News e Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Tufão deixa 7 mortos e 50 feridos no Japão

Next Article

Após alívio na Europa, dólar tem leve queda, mas termina semana com alta de 0,27%

Related Posts