Forte terremoto sacode o norte do Japão

O forte tremor de magnitude 6,1 teve epicentro registrado ao sul da costa de Aomori, ao norte de Tohoku.
Terremoto Imagem Mundo Nipo 900x615 otimizada
©Mundo-Nipo

Um forte terremoto, com magnitude preliminar de 6,1 graus, atingiu a região norte do Japão na manhã deste sábado (11), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), acrescentando que não há risco de tsunami’. Por enquanto, não há informações sobre danos em edificações ou de vítimas.

O tremor ocorreu às 11h36 locais de sábado (23h36 de sexta-feira pelo horário de Brasília), com epicentro registrado ao sul da costa de Aomori, ao norte de Tohoku (nordeste), a uma profundidade de 10 quilômetros, de acordo com a JMA, que apontou o terremoto com magnitude 6,1, enquanto o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que o tremor atingiu magnitude 6,3.

As províncias de Aomori e Iwate foram as que mais sentiram o tremor, registrando intensidade máxima de 4 graus na escala japonesa, que vai até 7. As cidades mais afetadas foram Nambu (Aomori) e Morioka (Iwate), enquanto algumas localidades em Hokkaido, no extremo norte do país, registraram intensidade de 3 graus na escala japonesa, informou a JMA, que alertou sobre a possibilidade de ocorrer réplicas (tremores secundários) na região.

O grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

O Japão está localizado no chamado Anel de Fogo do Oceano Pacífico, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre com frequentes tremores devido à movimentação das placas tectônicas.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão consulta residentes próximos a usinas nucleares sobre reativação de reatores

Next Article

Tufão Vongfong atinge fortemente ilhas em Okinawa e deixa 19 feridos

Related Posts