Onda de calor intensifica no Japão e temperatura ultrapassa 39 graus

Como se não bastasse a forte onda de calor, os japoneses ainda terão de enfrentar um tufão na próxima semana.

Do Mundo-Nipo

A forte onda de calor que atinge grande parte do Japão desde a semana passada se intensificou nesta terça-feira (14), com várias cidades nas províncias de Fukushima e de Gunma registrando temperatura acima de 39ºC, enquanto a temperatura superou os 38ºC em amplas áreas das províncias de Iwate, Tochigi e Ibaraki, de acordo com o último boletim da Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), conforme informou a emissora pública ‘NHK’.

Desde a semana passada a Agência tem emitido alertas à população, pedindo para evitar exposições prolongadas ao sol e locais abafados, bem como beber água várias vezes ao dia. Nesta terá-feira, a Agência emitiu alertas para mais de 30 localidades em todo o país.

Segundo explicou a revista ‘Alternativa.jp’, o alerta do órgão é emitido quando os termômetros registram temperatura acima de 35°C e serve como orientação a população sobre riscos de hipertermia.  De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertemia  ocorre quando a temperatura do corpo aumenta e provoca colapso no metabolismo, podendo levar o indivíduo a consequências catastróficas, com disfunção de vários órgãos e até a um óbito.

Números divulgados pela NHK, que contatou Departamentos de Polícia e Corpo de Bombeiros em todo o país, mostraram que pelo menos 872 pessoas foram levadas aos hospitais com sintomas de hipertermia somente na segunda-feira (14). Do total de hospitalizados, três morreram e seis estavam em estado crítico – o registro se deu até as 20h locais de ontem.

O número de segunda-feira é mais elevado que o registrado no domingo (12), quando 769 pessoas foram hospitalizadas até as 20h. No sábado (11), o número de pacientes ficou em cerca de 600, com registro também até as 20h. Com isso, o número de hospitalizados ultrapassou de 2,2 mil em apenas três dias, conforme noticiou a ‘NHK’.

A Agência informou que esse “calor escaldante” é conseqüência de um sistema de alta pressão decorrente do sul, que elevou as temperaturas em praticamente todo o país ao longo dos últimos dias, principalmente na região norte e central do arquipélago japonês. A previsão para quarta-feira é de mais um dia de temperaturas elevadas em praticamente todo o país, principalmente nas regiões norte, leste e central.

Como se não bastasse a forte onda de calor, os japoneses ainda terão de enfrentar um tufão, que se aproxima rapidamente do arquipélago vindo do sul. A Agência alertou sobre o tufão número 9 que está se aproximando das ilhas Amami, em Okinawa, sul do Japão, pelo Mar da China Oriental, carregando chuvas fortes de até 50ml por hora. O tufão também está se dirigindo para o norte e provavelmente atingirá o país em meados da próxima semana, de acordo com o boletim da JMA emitido na noite de ontem (13).

Consequências da hipertermia (informações do Ministério da Saúde)
A hipertermia pode levar o indivíduo a consequências catastróficas dependendo da intensidade, com disfunção de vários órgãos e até a um óbito. Suas principais consequências são:

• Insuficiência Respiratória
• Insuficiência Renal Aguda
• Insuficiência Hepática
• Lesão Intestinal Isquêmica
• Pancreatite
• Trombocitopenia
• Hemorragia gastrointestinal
• Coagulação Intravascular disseminada
• Lesão Cerebral onde ao atingir a temperatura de 41ºC o cérebro começa a ser danificado e ao chegar à temperatura de 50ºC ocorre à rigidez dos músculos e leva o indivíduo a morte.

Tratamento
Para minimizar os problemas causados pela hipertermia, alguns processos devem ser feitos para conseguir o resfriamento do corpo. Os principais métodos são:

• Ventilar o corpo do indivíduo
• Cobrir com toalhas molhadas
• Usar sacos de gelos entre as virilhas, axilas e pescoço
• Cobrir o corpo com gelo
• Cobrir o corpo com cobertor gelado
• Lavagem gástrica e peritonial gelada
• Bypass cardiopulmonar

*Veja como está o Tempo no Brasil e no Japão neste momento, bem como a previsão do tempo para toda a semana.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Festival das Dalias Foto Divulgacao Grinpa Park

Parque aos pés do Monte Fuji promove o Festival das Dálias

Next Article
Atração Mario Kart no Parque da Universal Studios do Japão | ©TripAdvisor

Os 10 melhores parques de diversões no Japão

Related Posts