Tufão Nangka atinge oeste do Japão, deixa dois mortos e dezenas de feridos

Mais de 200 voos foram cancelados e cerca de 360 mil pessoas receberam alerta de evacuação em várias localidades do país.

Do Mundo-Nipo

O Nangka, 11º tufão da temporada, está levando ventos fortes e chuvas torrenciais em vastas áreas da região oeste do Japão desde que tocou o solo na noite de quinta-feira (horário local). De acordo com a emissora pública NHK, o tráfego aéreo foi amplamente interrompido e cerca de 360 mil pessoas receberam alerta de evacuação em várias localidades nas regiões sudeste e oeste.

O tráfego aéreo na região foi amplamente interrompido. A Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês) informou que o Nangka foi rebaixado de tufão para tempestade tropical depois que desceu em terra firme às 23h locais desta quinta-feira na província de Kochi, localizada na ilha de Shikoku, no sudeste do Japão.

Segundo o último boletim da Agência, Nangka se dirige agora para o norte, a 20 quilômetros por hora, cortando o oeste do país, com ventos de até 144 quilômetros por hora. Em algumas áreas de Shikoku e da Península de Kii, mais de 500 milímetros de chuva já caíram em menos de um dia.

A partir das 05h locais de sexta-feira, cerca de 360 mil pessoas em nove prefeituras foram aconselhados a procurar abrigos alternativos. Autoridades locais informaram que 31 pessoas em 13 províncias ficaram feridas e duas morreram.

A Agência Kyodo informou que 217 voos foram cancelados na quinta-feira (16) e mais 126 voos na sexta-feira (17). A Agência Meteorológica alerta para mais chuvas torrenciais, deslizamentos de terra e inundações, bem como maremotos no sudeste e oeste do arquipélago japonês, com previsão de atingir a região norte na noite de sexta-feira.

Fontes: NHK News English / Agência Kyodo.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Maestro japonês Seiji Ozawa é agraciado com o Prêmio Kennedy

Next Article

Brasileiro segue atropelando adversários no Torneio de Sumô de Nagoya

Related Posts