Do Mundo-Nipo
Depois de passar pelo norte das Filipinas, onde provocou grandes estragos e pelo menos 7 pessoas morreram, o tufão Goni segue agora para a província de Okinawa, no sul do Japão, onde deve chegar neste domingo (horário local).
Goni, que é o 15º tufão da temporada no Japão e 9º nas Filipinas, se encontrava a 165 km ao nordeste da província filipina de Cagayan na manhã deste sábado, com ventos de até 195km/h. No início da tarde, se encontrava a 130 km das ilhas Batanes, com ventos de até 185km/h, segundo o último boletim da Agência Meteorológica das Filipinas.
As províncias de Benguet, Mountain e Ilocos Norte, todas situadas na região montanhosa da ilha de Luzon, no norte das Filipinas, foram as mais afetadas pelo tufão, de acordo com o relatório do Conselho Nacional para a Redução de desastres.
O relatório informa ainda que seis pessoas morreram soterradas por deslizamentos provocados pelas fortes chuvas, enquanto a sétima vítima morreu atingida por uma árvore. A tempestade também deixou cinco feridos e outros dois desaparecidos.
Mais de 13 mil pessoas foram obrigadas a sair de suas casas, enquanto 5.400 foram levadas a abrigos temporários depois que o tufão causou danos em 156 residências e bloqueou 20 estradas.
O violento tufão, classificado pela Agência Meteorológica do Japão (JMA) como forte, deve se aproximar das ilhas Sakishima, em Okinawa, até domingo. O último boletim da JMA informa que o Goni tem ventos sustentados em 162km/h, com picos de até 216km/h.
O organismo japonês recomendou aos residentes das ilhas no sul de Okinawa que fiquem atentos, já que prevê ventos fortes e mar agitado, com ondas que podem alcançar até 12 metros, além de fortes chuvas na região, a começar na manhã de domingo, 23 (noite deste sábado pelo horário de Brasília).
Há ainda a previsão de o Goni atingir o solo no sul do Japão a partir da noite de domingo (manhã de segunda-feira no Brasil), de acordo com a JMA.
Como se não bastasse ser atingido pelo poderoso Goni, arquipélago japonês recebe ainda outro grande tufão, o Atsani (16º da temporada).
Ao meio-dia deste sábado (horário local), Atsani estava próximo das ilhas Ogasawara, a cerca de mil quilômetros ao sul de Tóquio. O tempo é de instabilidade, com ventanias e ondas altas no litoral da ilha Chichi, um dos territórios habitados da região. O tufão está seguindo em direção noroeste com uma velocidade de 15km/h. Em sua parte central, os ventos estão na média de 144km/h, com picos de 216km/h, de acordo com a JMA.
*Confira o deslocamento dos dois tufões no site oficial da Agência Meteorológica do Japão.
Fontes: Agência Kyodo | Agência Meteorológica do Japão.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.