Tempestade de neve deixa 13 mortos e 80 feridos no Japão

Acúmulo recorde de até 90 cm de neve foram observados no oeste, centro e norte do Japão. É esperado que o mau tempo continue até domingo.
Cidade de Kanazawa, na província de Ishikawa | ©Kyodo
A cidade de Kanazawa, na província de Ishikawa, recebeu neve pesada ao longo de toda a semana | ©Kyodo

A extensa neve que atinge amplas áreas do Japão, com algumas cidades no oeste registrando nevascas recordes, causou a morte 13 pessoas, feriu mais de 80 e deixou milhares de residências sem energia, anunciaram autoridades locais neste sábado (24), de acordo com a mídia japonesa.

Segundo informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA), a nevasca e ondas altas que se formaram na costa norte japonesa e ao longo da costa do Mar do Japão, no oeste do país, podem causar até 60 centímetros de neve, enquanto o acúmulo de neve em áreas na região central pode passar de 90 cm. 

Até o fim da tarde deste sábado no horário local, mais de 30 pessoas haviam ficado gravemente feridas e mais de 50 sofreram ferimentos leves, disse a Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres do Japão, de acordo com a agência Reuters.

Os serviços de trens e aviões foram interrompidos no norte do país e algumas partes das áreas central e ocidental sofreram interrupções no tráfego, segundo a emissora pública NHK.

A Kyodo News informou que mais de 25.000 casas na província de Hokkaido, no extremo norte, ficaram sem energia na sexta-feira (23), enquanto mais de 200 voos foram cancelados, afetando mais de 10.000 passageiros. Os serviços em mais de 150 trens em Hokkaido também foram interrompidos.

A JMA afirmou que volume de neve recorde foi observado em Shikoku, a menor das principais ilhas do Japão, com a cidade de Kochi registrando 14 centímetros de neve e Tokushima 10 cm.

Outras cidades no oeste, incluindo Okuizumo na província de Shimane, bem como Kitahiroshima e Shobara, na província de Hiroshima, registraram mais de 40 cm de neve em um período de 24 horas.

Enquanto isso, a cidade de Engaru, no norte de Hokkaido, renovou seu recorde de acúmulo de neve em dezembro, registrando mais de 90 cm desde quinta-feira.

A agência meteorológica alertou os residentes da província de Ishikawa, no centro do Japão, e da província de Yamagata, no nordeste do país, que a neve pesada deve prejudicar o tráfego em suas áreas.

A capital da província de Ishikawa, Kanazawa, viu 20 cm de neve às 8h deste sábado, com alguns serviços de trem-bala interrompidos brevemente na estação de Kanazawa, quando a neve caiu contra as portas da plataforma.

A previsão da JMA é de 90 cm de acúmulo de neve na região de Hokuriku, no centro do Japão, durante 24 horas até domingo, com 70 cm nas regiões de Hokkaido, Tohoku, Tokai e Chugoku e 60 cm na região de Kinki.

A agência disse que o mau tempo poderá seguir até domingo, principalmente no norte do Japão e ao longo da costa do Mar do Japão, enquanto o oeste do país pode ver uma possível nevasca, já que uma massa de ar frio deve permanecer pelo menos até a segunda-feira.

== Mundo-Nipo (MN)


Descubra mais sobre Mundo-Nipo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Total
1
Shares
Veja mais dessa categoria