Do Mundo-Nipo
As operações de resgate no Monte Ontake, cujo vulcão entrou em erupção no último sábado, foram suspensas na manhã desta terça-feira (horário local), após tremores vulcânicos levantar a possibilidade de ocorrer uma nova erupção, informaram as autoridades.
“A busca terrestre foi retomada às 06h20 local (18h20 Brasília de segunda), mas parou às 07h05 devido a trepidações” vulcânicas, explicou um porta-voz da prefeitura de Nagano, acrescentando que os socorristas esperam na montanha e estão prontos para uma eventual evacuação.
A Agência Meteorológica do Japão, no entanto, manteve o alerta para erupção Monte Ontake no nível três em um sistema de alerta que vai até cinco ano, o que restringe a entrada para a montanha e colinas nas proximidades.
A agência também advertiu que o vulcão pode atirar pedras em qualquer lugar dentro de uma faixa de cerca de 4 km da cratera, bem como “fluxos piroclásticos que podem ocorrer”.
Até o momento, as centenas de soldados, bombeiros e policiais enviados ao Monte Ontake descobriram 36 corpos de pessoas mortas na erupção, que ocorreu de forma inesperada, surpreendendo cerca de 300 excursionistas, incluindo crianças. Ao menos 63 pessoas ficaram feridas.
Apenas 12 dos 36 corpos foram retirados do monte. Os demais seguem na montanha de 3.067 metros de altitude, entre as prefeituras de Nagano e Gifu.
Especialistas disseram à TV Asahi que a erupção do último sábado foi causada por uma explosão após acúmulo de vapor, mas existe a possibilidade de ocorrer nova atividade, desta vez envolvendo lava vulcânica.
Existe a possibilidade de pessoas terem sobrevivido à erupção se protegendo em pousadas ou locais para descanso durante a subida, mas ainda não há previsão de quando as buscas serão retomadas.
O Monte Ontake não despertava de forma tão violenta desde 1979, quando o vulcão lançou mais de 200 mil toneladas de cinzas.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.