Nevascas deixam 11 mortos e centenas de feridos no Japão

Tempestade de neve histórica em Niigata, Ishikawa, Fukui e Toyama causaram bloqueios nas estradas e interrupções de energia.
Mais de mil veiculos ficaram presos em rodovias ao longo da costa oeste do Japao Foto Kyodo 2
©Kyodo

Várias cidades nas regiões norte, oeste e central do Japão estão sendo atingidas por tempestade de neve histórica desde a semana passada. Como resultado, 11 pessoas morreram e  270 ficaram feridas em menos de duas semanas, segundo informou a imprensa japonesa

A costa oeste do arquipélago foi particularmente afetada, com as províncias de Niigata, Ishikawa, Fukui e Toyama enfrentando transtornos, com a neve causando bloqueios nas estradas e interrupções no fornecimento de energia.

A nevasca forte não é incomum nessas regiões durante o inverno japonês, especialmente nas montanhas, mas o ar frio que se desloca pelo país fez com que a neve pesada caísse ao nível do mar, onde a neve não costuma se acomodar em grande quantidade.

Mais de um metro de neve foi registrado no fim de semana em áreas do norte e centro-oeste do Japão, que viram o dobro e até o triplo da média.

De acordo com a NHK News, site de notícias da emissora pública NHK, a cidade de Toyama viu um acúmulo recorde de neve na última sexta-feira, com uma profundidade superior a um metro, a mais densa em 35 anos.

Na região de Hokuriku, a queda de neve foi duas vezes superior à quantidade normal esperada nesta época do ano.

Dezenas de milhares de casas ficaram sem eletricidade e 1.200 veículos ficaram presos em meio a neve em seções da via expressa Hokuriku, na província de Fukui, bem como na via expressa Tokai-Hokuriku na prefeitura de Toyama. Essas estradas seguem ao longo da costa oeste do Japão.

Equipe de resgate liberaram os veiculos presos na via expressa Hokuriku em Fukui Foto Reproducao Kyodo 2
Equipe de resgate levaram mais de 12 horas para tirar os veículos presos na via expressa Hokuriku, em Fukui | Foto: Kyodo

Mas, felizmente, todos os veículos que ficaram presos nessas vias expressas foram removidos no final da segunda-feira, de acordo com a Kyodo News.

Uma situação semelhante ocorreu em dezembro, quando mais de 1.000 veículos ficaram presos por cerca de dois dias em uma rodovia em Niigata, após uma tempestade de neve que perdurou por cerca de uma semana.

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), a tempestade de neve pode atingir a capital japonesa já nas próximas horas.

Um alerta foi emitido para algumas cidades na região metropolitana de Tóquio, que podem receber três vezes mais neve do que o normal.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Mapa do Japao Terremoto Foto Stockvault Montagem Mundo Nipo

Terremoto de magnitude 5,6 atinge o norte do Japão

Next Article
Monge Nishimura Kodo posando em um templo Budista destaque Foto Masaki Sato 1

Monge japonês gay ensina tolerância à diversidade sexual

Related Posts