Japão prevê que 50% de sua energia será renovável até 2050

Para triplicar sua participação de energias renováveis, o Japão investirá pesado em energia eólica e usinas termelétricas à hidrogênio.
Parque Eolico de Ohorayama da companhia Sumitomo Foto Kochidon jp 1
Parque Eólico de Ohorayama | ©Sumitomo

O Japão divulgou um plano para atingir sua meta de reduzir emissões de gases do efeito estufa a zero até 2050, que prevê a triplicação da participação de energias renováveis no país, aumentando para pelo menos 50% até o meio do século, informou o jornal Nikkei Asia.

O governo estima que sua estratégia de crescimento verde gerará 190 trilhões de ienes (US$ 1,83 trilhão) em efeitos econômicos em 2050. O roadmap lista desafios e soluções em 14 campos principais, incluindo hidrogênio e parques eólicos offshore. Ele exige emissões líquidas médias de zero em novos edifícios e construções residenciais até 2030, além do fim de todas as vendas de novos veículos movidos a gasolina até meados dessa década.

Japão promete reduzir emissões de carbono a zero até 2050

A mudança prevista de energia gerada por meio de combustíveis fósseis em toda a economia japonesa deve aumentar a demanda de eletricidade entre 30% e 50%. Isso torna o fim da dependência das empresas de energia em usinas movidas a carvão e o aumento acentuado da adoção de energias renováveis, o que será ​​uma etapa crucial do plano.

O foco na descarbonização “não é uma restrição ao crescimento”, disse o primeiro-ministro Yoshihide Suga em entrevista coletiva na sexta-feira. O investimento para atingir as “metas de emissões zero” vai gerar um novo crescimento econômico que, por sua vez, estimulará mais investimentos, criando assim um ciclo virtuoso, argumentou.

O governo pretende aumentar a agora mínima capacidade de energia eólica do Japão para até 45 gigawatts até 2040 – superando a Alemanha, líder em energia renovável.

O projeto também estabelece meta de consumir cerca de 20 milhões de toneladas de hidrogênio em 2050, com usinas termelétricas que usam o combustível de queima limpa, gerando 20% da eletricidade do Japão. Reduzir o custo do hidrogênio, que agora é várias vezes mais caro que o gás natural, a níveis competitivos, aumentando a demanda, o que será fundamental.

Tóquio está tentando alcançar as principais economias europeias, como Alemanha, Reino Unido e Espanha, que obtêm cerca de 40% de sua energia de fontes renováveis. A meta de 50% a 60% é vista como o máximo que o Japão pode alcançar, dadas as limitações como a escassez de terras utilizáveis, o que impede a adoção de usinas hidroelétricas.

Automóveis – incluindo minicarros de baixo custo – são outro ponto crucial do plano. O Japão é há muito tempo líder mundial em carros convencionais movidos a gasolina, e mudar para a tecnologia verde provavelmente levará tempo.

“Não consigo ver isso sendo alcançado sem uma inovação tecnológica revolucionária”, disse Akio Toyoda, presidente da Associação de Fabricantes de Automóveis do Japão e presidente da Toyota Motor.

“Podemos arriscar perder nossa competitividade internacional sem esforços em toda a cadeia de abastecimento”, disse.

A mudança pode ser problemática para a enorme rede de fornecedores de peças da indústria, até porque os veículos elétricos usam a metade dos componentes dos motores de combustão.

E “se os automóveis se tornarem como eletrodomésticos”, então “o Japão pode perder sua vantagem” à medida que se torna mais fácil para os fabricantes adquirir peças de todo o mundo, disse Toshihiro Nagahama, do Dai-ichi Life Research Institute.

“O governo precisará fornecer apoio, incluindo capital, às indústrias relacionadas”, completou.

Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Nikkei Asia.

Total
0
Shares
Previous Article
Aeroporto Internaional de Toquio Foto Stockvault 26122020 1

Japão proíbe entrada de estrangeiros até 31 de janeiro

Next Article
Lnha de producao em fabrica em Mie Foto Kiyoshi

Produção industrial do Japão fica estável em novembro após série de 5 altas

Related Posts