Automóveis Economia Notícias

Toyota retoma posto de maior vendedora de carros do mundo

©Getty

Toyota recupera a liderança depois de perder em 2017. As vendas da montadora japonesa foi menos afetadas pela pandemia em 2020.

Em um ano em que as vendas globais de automóveis de todas as montadoras foram prejudicadas em razão da pandemia, a Toyota Motor conseguiu se superar, ultrapassando a Volkswagen em vendas de veículos no ano passado, recuperando a pole position como a montadora que mais vende automóveis no mundo, retomando, assim, o posto que havia perdido 5 anos atrás para a montadora alemã.

Dados divulgados na quinta-feira (28) mostram que as vendas globais da Toyota, incluindo as subsidiárias Daihatsu Motor e Hino Motors, caíram 11,3%, totalizando 9,528 milhões de veículos vendidos em 2020.

Já as vendas da Volkswagen recuaram 15,2%, para 9,305 milhões de veículos no ano passado, segundo dados apresentados no início do mês.

Em 2020, a indústria automotiva foi um dos setores que mais sofreram com os bloqueios em razão da pandemia do novo coronavírus.Os bloqueios parciais, e até os lockdown totais em vários países, impediram a realização dos populares salões de automóveis, nos quais as marcas apresentam seus novos modelos. As montadoras também se viram obrigadas a reduzir ou interromper a produção em vários momentos no ano passado.

Segundo a agência Reuters, a Toyota, no entanto, resistiu melhor à pandemia, em parte porque seu mercado doméstico, o Japão, e a região asiática em geral, foram menos afetados pelo surto do que a Europa e os Estados Unidos.

“Nosso foco não é em qual pode ser nossa classificação, mas em servir nossos clientes”, disse uma porta-voz da Toyota.

LEIA TAMBÉM
Venda de veículos no Japão cai 11,5% em 2020, maior queda em 9 anos

À medida que a demanda por carros se recupera, especialmente na China, Toyota, Volkswagen e outros fabricantes estão lutando para atender à crescente demanda por carros elétricos. A Toyota disse que a proporção de veículos elétricos vendidos no ano passado cresceu para 23% das vendas totais de 20% em 2019.

Liderança global de vendas

As grandes montadoras lutam pela coroa global há anos. Em 2013, a Toyota se tornou líder ao ultrapassar a norte-americana General Motors (GM) em vendas, retomando o topo do ranking que havia perdido em 2011, quando o Japão foi atingido pelo devastador terremoto de magnitude 9,2 e gerou um gigantesco tsunami, cuja potência praticamente devastou o nordeste japonês.

A manutenção da liderança da Toyota foi novamente retirada dois anos depois, quando a Volkswagen passou a montadora japonesa que, por sua vez, retomou o posto mais uma vez, em 2016. Porém, em 2017, a montadora alemã superou a Toyota e, desde então, mantinha-se no topo do ranking até o ano passado, conforme explicou a CNN News.

== Mundo-Nipo (MN)