Premiê japonês se encontra com Dilma em Brasília

A cerimônia oficial da chegada de Abe ao Palácio do Planalto começará às 11h desta sexta.

Do Mundo-Nipo com Agências

O primeiro-ministro do Japão será recebido pela presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira (1), no Palácio do Planalto, em um encontro que visa estreitar as relações comerciais e diplomáticas entre os dois países.

A cerimônia oficial de chegada de Abe começará às 11h no horário de Brasília, e a reunião bilateral com Dilma está marcada às 11h20.

Dilma e Abe devem tratar de relações econômicas e aumento do fluxo comercial, conforme informou o Ministério das Relações Exteriores.

Os dois líderes também discutirão os 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, que serão comemorados no próximo ano. O Tratado estabeleceu as relações diplomáticas entre os dois países. Depois da reunião bilateral haverá uma coletiva de imprensa marcada para as 12h15.

Depois do encontro com Dilma o premier japonês irá para São Paulo, acompanhado de empresários japoneses, onde deve se reunir com 26 executivos brasileiros e 35 dirigentes de empresas japonesas no Brasil em encontro organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Nippon Keidanren, associação equivalente no Japão.

O Japão é o sexto principal parceiro econômico do Brasil no mundo e o segundo na Ásia, o primeiro é a China.

A visita oficial de Abe ao Brasil marca a última da etapa de uma turnê por cinco países da América Latina. Abe chegou a Brasília vindo do Chile, na quinta-feira (31).

Em sua estadia no Chile, Abe e a presidente chilena Michelle Bachelet concordaram em coordenar esforços para a conclusão o mais cedo possível das negociações de livre comércio conhecidas como Parceria Transpacífico (TPP). Também concordaram em cooperar para o desenvolvimento conjunto de recursos naturais no Chile.

O retorno de Abe ao Japão está programado para a noite desta sexta-feira.

(Com informações das agências ANSA e Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

ONU Mulheres vai reabrir escritório no Japão em 2015

Next Article

Japão inicia operação de combate à pirataria de animes e mangás na Internet

Related Posts