Aprovação do premiê do Japão, Kishida, ultrapassa os 50%

É a primeira vez que o apoio público à Fumio Kishida fica acima dos 50% desde agosto de 2022, quando caiu após escândalo envolvendo a Igreja da Unificação e membros do governo vir à tona.
Premiê japonês Fumio Kishida | ©Noriko Hayashi / RT
Premiê japonês Fumio Kishida | ©Noriko Hayashi / RT

O apoio público ao governo do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, ultrapassou a marca de 50% pela primeira vez em oito meses, à medida que a controvérsia envolvendo a Igreja da Unificação e membros do governo vai diminuindo, segundo uma pesquisa realizada pela Nikkei e TV Tokyo.

De acordo com o jornal financeiro Nikkei, o índice de aprovação chegou a 52% na pesquisa realizada na semana passada, de sexta a domingo, alta de 4 pontos percentuais em relação a março, enquanto a taxa de desaprovação ficou em 40%.

O governista Partido Liberal Democrata (PLD) venceu quatro das cinco eleições parlamentares suplementares realizadas em 23 de abril, em um impulso à liderança de Kishida.

Depois de ficar acima de 50% até agosto de 2022, o apoio público ao Gabinete de Kishida  caiu à medida que as supostas ligações de políticos com a Igreja da Unificação assumiram o centro do palco. Mas o índice de aprovação começou a se recuperar no início deste ano.

Questionados por que apoiam o governo, 38% disseram que ele é liderado pelo PLD, seguidos pelos 28% que disseram confiar nos membros e pelos 21% que citaram estabilidade. Entre os pessimistas, 41% disseram não gostar das políticas de Kishida.

Entre os partidos políticos, o PLD obteve o maior apoio, com 43%, seguido pelo Partido da Inovação do Japão (Nippon Ishin), também chamado de Inovação do Japão, que ficou com 13%. O Partido Democrático Constitucional, com 9%, caiu para o terceiro lugar pela primeira vez desde dezembro.

Nippon Ishin também liderou o grupo de oposição nas expectativas dos eleitores, com 51% dos entrevistados expressando altas expectativas para o partido. Os democratas constitucionais ficaram muito atrás, com 27%.

Inicialmente criado como um partido regional de Osaka, o  Partido da Inovação do Japão elegeu mais de 700 membros para as legislaturas locais nas eleições regionais de abril – muito acima de sua meta de 600.

O partido oposicionista teve uma grande reviravolta quando seu candidato venceu um ex-parlamentar do PLD em uma eleição suplementar de Wakayama para a câmara baixa em 23 de abril. Aliás, o Inovação do Japão estabeleceu o objetivo de se tornar o partido de oposição número 1 nas próximas eleições gerais.

A pesquisa foi realizada por meio de discagem aleatória de dígitos e recebeu 816 respostas, para uma taxa de resposta de 36,5%.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Trabalhadores estrangeiros na indústria de Osaka | ©Ken Kobayashi

Japão vai criar novo programa para proteger trabalhadores estrangeiros

Next Article
Sede da Stellas Pharma em Tóquio | ©Tsuyoshi Tamehiro

Japonesa Astellas Pharma compra americana Iveric Bio por US$ 5,9 bilhões

Related Posts