Aprovação do gabinete japonês cai mais de 4% após mudança da política de defesa

O índice ficou abaixo dos 50% pela primeira vez desde dezembro passado.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

O índice de aprovação ao gabinete do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, caiu 4,3 pontos em uma pesquisa conduzida pela Agência Kyodo, realizada depois que o governo decidiu, na terça-feira (1), permitir que o país exerça o direito de “autodefesa coletiva” e assim poder usar suas forças militares para resolver conflitos internacionais.

 

Milhares de pessoas protestam contra Japão exercer direito de autodefesa coletiva (Foto: Aflo Images)
Na terça-feira (1), em Tóquio, manifestantes pacifistas protestam contra Japão exercer o direito de autodefesa coletiva (Foto: Aflo Images)

 

A pesquisa da kyodo foi conduzida de terça-feira (1) até a noite desta quarta-feira (horário local). O índice de aprovação do gabinete foi de 47,8%, abaixo dos 52,1% na pesquisa conduzida entre os dias 21 e 22 de junho. O índice ficou abaixo dos 50% pela primeira vez desde dezembro passado.

Já o índice de desaprovação foi de 40,6%, chegando ao patamar de 40 por cento pela primeira vez desde que o governo de Abe chegou ao poder em dezembro de 2012.

A recente modificação da Carta Magna, que permite pela primeira vez ao Japão exercer o chamado direito de “autodefesa coletiva”, foi aprovada em meio a fortes protestos, uma histórica modificação de sua Constituição pacifista.

(Com Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Vendas da Toyota em junho caem na China, mas crescem nos EUA

Next Article

Preço da gasolina no Japão sobe pela décima semana seguida

Related Posts