Japão e EUA vão discutir novas diretrizes de cooperação de defesa

O Japão espera compartilhar sua posição sobre o aumento da atividade marítima da China com os Estados Unidos.

Do Mundo-Nipo

O Japão espera compartilhar sua posição sobre o aumento da atividade marítima da China com os Estados Unidos.

O Secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, juntamente com o Secretário de Estado, John Kerry, vai se reunir na quinta-feira (03) com o ministro da Defesa do Japão, Itsunori Onodera, e ministro das Relações Exteriores, Fumio Kishida, em Tóquio.

Os dois países devem concordar em rever as diretrizes de cooperação bilateral de defesa em 2014. Eles também devem concordar em aliviar a carga militar sobre Okinawa, com um plano de mudar a Base Aérea de Futenma para outro local dentro da província.

A segurança na Ásia Oriental também estará no topo da agenda, com o Japão tentando incluir pedidos que mantenham a China sob controle em um acordo por escrito com os EUA.

O Japão quer que a China desempenhe um papel responsável e construtivo para a segurança da região, respeitando as regras internacionais e aumentando a transparência do seu orçamento militar.

O governo japonês não pretende mencionar as Ilhas Senkaku – reivindicadas pela China- no documento, apenas reafirmar com os Estados Unidos que as ilhas estão dentro do âmbito do Tratado de Segurança Japão-EUA.

As informações são da rede NHK.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Confiança do consumidor do Japão cai pela primeira vez em três trimestres

Next Article

Maior rede social do Japão anuncia forte queda nos lucros, a primeira desde 2006

Related Posts