Japão ameaça suspender ajuda ao Vietnã por caso de suborno envolvendo estatal

A ajuda financeira será suspendida até que o governo vietnamita estabeleça medidas de combate ao suborno.

Do Mundo-Nipo

JJapão ameaça suspender ajuda ao Vietnã (Imagem: Resprodução/NHK)
A assistência financeira será suspendida que até o governo vietnamita cumprir todas as exigências do governo japonês (Imagem: Resprodução/NHK)

O governo do Japão ameaçou suspender o auxílio oficial a projetos de desenvolvimento no Vietnã caso o país não estabeleça medidas de combate ao suborno, informou nesta terça-feira (3) a emissora pública ‘NHK’.

O alerta do governo japonês foi emitido após ser descoberto um esquema de suborno envolvendo a companhia Japan Transportation Consultants, com sede em Tóquio, e a estatal Vietnam Railways. De acordo com a NHK, ao menos US$ 670 mil teriam sido pagos pela companhia japonesa para obter contratos junto à estatal vietnamita.

Na segunda-feira (2), Kimihiro Ishikane, diretor-geral do Escritório de Cooperação Internacional da chancelaria do Japão, se encontrou em Hanói com Nguyen Ngoc Dong, vice-ministro dos Transportes do Vietnã, para discutirem o suposto esquema de pagamento de suborno.

Ishikane pediu à Nguyen para investigar todos os negócios envolvendo as duas companhias, bem como a adoção de contramedidas em todos os projetos financiados pelo governo japonês.

Segundo a NHK, o representante japonês disse ainda que Japão irá suspender sua assistência financeira a novos projetos até o governo vietnamita cumprir todas as exigências.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Expo Japão 2014 começa dia 5 de junho em Londrina

Next Article

Inscrições para bolsas em Escolas Técnicas Superiores do Japão vão até 24 junho

Related Posts