Do Mundo-Nipo
A China informou nesta terça-feira (03) que mais de 10 países apresentaram planos de voo desde que a zona de identificação de defesa aérea foi criada no Mar da China Oriental, no mês passado.
“Mais de 30 companhias aéreas de três regiões e 10 países já notificaram os seus planos de voo para a China”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hong Lei, em entrevista coletiva regular, segundo informações da agência Kyodo.
Ele disse que a China aprecia o “entendimento e coordenação” das decisões tomadas por “a maioria das companhias aéreas entrando na zona”, em uma tática de pressão aparente contra o Japão e outros países que ignoram as novas instruções de Pequim.
A zona de defesa criada pela China sobrepõe as Ilhas Senkaku, que são controladas pelo Japão, mas reivindicadas pelo governo chinês.
O Japão e os Estados Unidos instruíram suas companhias a aéreas a não enviarem seus planos de voos para autoridades chinesas.
Nesta terça-feira (03), o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e o vice-presidente norte-americano Joe Biden concordaram em não tolerar a mudança unilateral da China do status quo.
Eles ressaltaram a necessidade de mecanismos para evitar crises entre o Japão e a China, bem como canais eficazes de comunicação.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.