China diz que 10 países estão enviando planos de voo para autoridades chinesas

A zona de defesa criada pela China sobrepõe as Ilhas Senkaku, que são controladas pelo Japão, mas reivindicadas pelo governo chinês.

Do Mundo-Nipo

A China informou nesta terça-feira (03) que mais de 10 países apresentaram planos de voo desde que a zona de identificação de defesa aérea foi criada no Mar da China Oriental, no mês passado.

“Mais de 30 companhias aéreas de três regiões e 10 países já notificaram os seus planos de voo para a China”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hong Lei, em entrevista coletiva regular, segundo informações da agência Kyodo.

Ele disse que a China aprecia o “entendimento e coordenação” das decisões tomadas por “a maioria das companhias aéreas entrando na zona”, em uma tática de pressão aparente contra o Japão e outros países que ignoram as novas instruções de Pequim.

A zona de defesa criada pela China sobrepõe as Ilhas Senkaku, que são controladas pelo Japão, mas reivindicadas pelo governo chinês.

O Japão e os Estados Unidos instruíram suas companhias a aéreas a não enviarem seus planos de voos para autoridades chinesas.

Nesta terça-feira (03), o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e o vice-presidente norte-americano Joe Biden concordaram em não tolerar a mudança unilateral da China do status quo.

Eles ressaltaram a necessidade de mecanismos para evitar crises entre o Japão e a China, bem como canais eficazes de comunicação.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

PlayStation 4 supera 2,1 milhões de unidades vendidas no mundo

Next Article

Terremoto que devastou o nordeste do Japão alterou o campo gravitacional da Terra

Related Posts