Do Mundo-Nipo
China manifestou preocupação sobre o acordo firmado entre Japão e Estados Unidos para rever as diretrizes de cooperação bilateral de defesa até o final de 2014.
A agência estatal chinesa Xinhua publicou na quinta-feira (03) um comentário sobre o acordo firmado entre os ministros das Relações Exteriores e Defesa do Japão e os secretários de Estado e Defesa dos EUA.
A agência chinesa comentou que houveram referências as Ilhas Senkaku, disputadas entre Tóquio e Pequim, bem como referências a China, e disse que os dois países estavam enviando sinais perigosos.
A agência acusou o Japão e os Estados Unidos de ameaçarem a paz e a estabilidade regional, continuando a reforçar a sua aliança militar. Ela também sugeriu que os dois países romperam com o pensamento da Guerra Fria.
O Japão controla as Ilhas Senkaku, localizadas no Mar da China Oriental, que são reivindicadas pela China e Taiwan. O governo japonês defende que as ilhas são uma parte inerente de seu território, em termos de história e direito internacional.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.