Do Mundo-Nipo
A queda de um helicóptero militar dos Estados Unidos em Okinawa nesta segunda-feira levou a uma dura resposta da população local, que relembrou o perigo oferecido pelas bases norte-americanas no Japão.
“É bastante lamentável”, disse Atsushi Toma, prefeito de Vila Ginoza, que abriga parte do Camp Hansen, onde ocorreu o acidente.
Toma disse que vai manter uma vigilância para ver se o acidente não é “um pretexto para substituir aeronaves antigas pelos aviões Osprey”.
A população de Okinawa se uniu contra a implantação dos Osprey, citando acidentes passados da aeronave nos Estados Unidos e em outros lugares.
Na tarde desta segunda-feira (hora local), o ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida, transmitiu pesar a embaixador dos EUA sobre a queda do helicóptero.
Kishida pediu ao embaixador norte-americano John Roos para fazer todos os esforços possíveis para evitar futuros acidentes.
Roos prometeu que os EUA vão investigar minuciosamente a causa do acidente e fornecer informações.
Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.