Um instituto de pesquisas do Reino Unido afirmou que a velocidade da expansão militar na Ásia já ultrapassa a do Ocidente.
Do Mundo-Nipo
Os gastos com defesa na Ásia em 2013 avançou quase 12% em apenas três anos, na comparação com os números registrados em 2010, de acordo com o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, que divulgou, na quarta-feira (5), seu relatório anual com base em suas avaliações sobre as capacidades militares globais e as situações de segurança regionais.
O documento em questão aponta China, Japão e Coreia do Sul como os países que mais gastaram, perfazendo mais da metade das despesas gerais com defesa na região.
O relatório diz ainda que o orçamento militar da China cresceu em relação aos países vizinhos e que, atualmente, Pequim gasta três vezes mais com defesa do que a Índia. Isso significa os gastos de Japão, Coreia do Sul, Taiwan e Vietnã juntos.
O instituto afirma que o foco principal da China permanece sendo, quase certamente, Taiwan. Entretanto, as crescentes tensões estratégicas entre as maiores potências da região, incluindo os Estados Unidos, estão por trás das capacidades militares cada vez maiores da China, de acordo com o relatório.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.