Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e sua esposa, a primeira dama Akie, prestaram homenagem às vítimas do terremoto de 2011 em Christchurch, terceira maior cidade da Nova Zelândia.
Nesta segunda-feira (7), Abe e Akie depositaram flores no local onde muitas pessoas perderam suas vidas.
O casal lamentou as 185 vítimas do terremoto, incluindo 28 estudantes japoneses que morreram devido ao desmoronamento do edifício Canterbury Television, após o terremoto.
Abe e Akie chegaram à Nova Zelândia no domingo (7). A visita ao país neozelandês é parte de uma viagem do premiê japonês por três países na Oceania, que inclui Austrália e Papua Nova Guiné. O objetivo de Abe é fortalecer a cooperação em segurança e assuntos econômicos com os líderes da região.
Shinzo Abe, que é o primeiro-ministro japonês a visitar o país em 12 anos, se reuniu na manhã desta segunda-feira com o premiê neozelandês John Key. Abe explicou ao seu homólogo a decisão de seu governo de reinterpretar a Constituição pacifista do Japão.
O premiê descreveu como a nova política permitirá que o Japão desempenhe um papel mais efetivo na concretização da paz e estabilidade na região, o que foi amplamente apoiado por Kei.
Na conferência de imprensa conjunta após a reunião, em Auckland, Abe disse que Nova Zelândia e Japão são parceiros que compartilham valores básicos, destacando que ele e Key reafirmaram o compromisso de cooperar em questões regionais e globais.
Após sua visita ao país, o líder da terceira maior economia do mundo viajou para a Austrália, no final do dia, onde se encontrará com o primeiro-ministro Tony Abbott, na manhã desta terça-feira. Abe discursará no Parlamento da Austrália, no que será o primeiro de um premiê japonês.
O regresso de Abe e de sua esposa ao Japão está programado para o próximo sábado.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.