Do Mundo-Nipo
O ex-ministro da Saúde, Trabalho e Bem Estar, Yoichi Masuzoe declarou estar considerando se candidatar – na qualidade de candidato independente – a governador de Tóquio na eleição programada para o próximo mês, informou nesta quarta-feira (8) a emissora pública ‘NHK’.
Em conferência a imprensa, Masuzoe disse que o próximo governador poderá realizar reformas drásticas na cidade, em antecipação aos Jogos Olímpicos de Tóquio, de 2020, o que poderá ajudar a desencadear reformas a nível nacional.
O ex-ministro afirmou ainda que, no caso de ser eleito, irá ressaltar a política social, citando sua experiência pessoal ao cuidar de sua mãe.
Carreira política
Masuzoe, de 65 anos, iniciou sua carreira como professor de Política Internacional. Foi eleito pela primeira vez para o Parlamento em 2001, como membro do Partido Liberal Democrático para a Câmara Alta. Depois, em 2007, foi designado para ocupar o alto cargo de ministro da Saúde.
Três anos mais tarde, Masuzoe deixou o Partido Liberal Democrático e criou o seu próprio partido, o ‘Novo Partido do Renascimento’, onde serviu como líder até julho do ano passado, quando terminou seu mandato na Câmara Alta.
Em 1999, se candidatou à eleição para governador de Tóquio, mas perdeu para Shintaro Ishihara, ora membro da Câmara Baixa.
A eleição para governador de Tóquio está programada para o dia 9 de fevereiro, de acordo com a NHK.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.