Do Mundo-Nipo
Eleitores estão votaram neste domingo (9) para escolher o novo governador de Tóquio, como sucessor de Naoki Inose, que renunciou ao cargo em dezembro em razão de irregularidades financeiras.
Segundo as projeções da agência Kyodo, o ex-ministro da Saúde, Yoichi Masuzoe, está caminhando para a vitória.
Masuzoe, um candidato independente de 65 anos de idade, é apoiado pela coalizão governista liderada pelo Partido Liberal Democrata. Em sua campanha, ele prometeu usar sua experiência de chefiar o Ministério da Saúde, Trabalho e Previdência Social entre 2007 e 2009 para fazer de Tóquio a cidade número um do mundo em áreas como prevenção de desastres, bem-estar social, negócios e educação.
Dezesseis candidatos estão concorrendo ao cargo, a maioria sem pertencer formalmente a um partido. Durante a campanha, eles deram destaque a serviços de assistência médica e de bem-estar para a população idosa – em proporção crescente na capital japonesa. Além disso, falaram de medidas econômicas, de criação de empregos e de questões do setor energético, inclusive o nuclear. Falaram ainda de meios pelos quais Tóquio deverá se preparar para o forte terremoto que está previsto para a região metropolitana.
A votação teve início às 7 horas deste domingo (horário local). A maioria dos locais de votação permaneceu aberta até às 20 horas (9h pelo horário de Brasília). Neste momento, já começou a contagem dos votos.
De acordo com o governo, mais de 10 milhões de pessoas estão habilitadas a votar em Tóquio, que nesta eleição disponibilizou 1.869 seções eleitorais.
(Do Mundo-Nipo com a NHK News e a Agência Kyodo)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.