China pede para Japão resolver disputa pelas Ilhas Senkaku de forma adequada

Yang disse que a acentuada deterioração nas relações bilaterais está sendo causada exclusivamente pelo Japão.

Do Mundo-Nipo

O Ministro das Relações Exteriores da China, Yang Jiechi, pediu ao Japão neste sábado para resolver adequadamente a disputa pelas ilhas no Mar da China Oriental, de modo a evitar que as tensões bilaterais “fiquem foram de controle”.

 

Mapa Ilhas Senkaku 03 (Imagem: Mundo-Nipo)
Mapa da localização das Ilhas Senkaku / Diaoyu (Imagem: Mundo-Nipo)

 

Yang disse que a acentuada deterioração nas relações bilaterais, em relação as Ilhas Senkaku/Diaoyu,  está sendo causada exclusivamente pelo Japão, acusando Tóquio de ter apreendido e ocupado “ilegalmente” o que era território chinês.

“O lado chinês acredita que o Japão precisa enfrentar a realidade, tomar medidas reais para corrigir seus erros e trabalhar conosco para tratar e resolver questões relevantes através do diálogo e consulta, evitando maiores tensões ou até mesmo deixando (a situação) fora de controle”, disse Yang em uma entrevista coletiva à margem da sessão anual do Congresso Nacional do Povo, parlamento da China, conforme informações da agência Kyodo.

O governo japonês comprou grande parte das Ilhas Senkaku de um proprietário privado em setembro do ano passado. Desde então as tensões entre os dois países só vem aumentando.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Três navios da China são avistados perto das Ilhas Senkaku

Next Article

Fukuoka alerta para poluentes no ar acima do limite pelo segundo dia consecutivo

Related Posts