Do Mundo-Nipo
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, expressou sua preocupação com a segurança nacional e apoio a força militar do país nesta terça-feira.
Abe disse durante um discurso de campanha nesta terça-feira, em Kochi, que vai “defender com firmeza” a população japonesa, as terras e os mares do Japão, o que alinhou com o novo capítulo no Livro Branco da Defesa divulgado hoje, que se refere as “Operações das Forças de Autodefesa”.
O novo relatório manifesta a preocupação japonesa sobre a atividade chinesa perto de Ilhas Senkaku, controladas pelo Japão e reivindicadas pela China.
“Estes movimentos por parte da China são um motivo de preocupação para o Japão e outros países da região e da comunidade internacional”, afirma o Livro Branco. O relatório descreve o ambiente de segurança ao redor do Japão como “cada vez mais duro”.
O ministro da Defesa, Itsunori Onodera, disse em coletiva de imprensa que está prestes a começar em um plano de defesa abrangente.
De acordo com o relatório da Defesa, é crucial melhorar a capacidade das Forças de Autodefesa para responder a ataques nas ilhas disputadas no Mar do Japão.
Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.