Do Mundo-Nipo
A porta voz da chancelaria da China, Hua Chunying, declarou a imprensa nesta quarta-feira (09) que o Japão vai sofrer consequências se o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, visitar o Santuário Yasukuni neste mês.
Chunying disse que a China se opõem firmemente as visitas de líderes japoneses ao santuário, independente da ocasião.
A porta voz disse que o Japão deve ter compreensão clara de irá enfrentar consequências mais graves se novas “provocações” forem realizadas através do santuário, que para o governo chinês é símbolo do militarismo japonês.
A declaração chinesa ocorreu após o assessor especial do Gabinete do Japão, Isao Iijima, expressar esperança ,durante um discurso em Osaka na segunda-feira (07), que Abe visite o Santuário Yasukuni durante o festival de outono no dia 17 de outubro.
O santuário é uma homenagem aos mortos em guerra do Japão, incluindo líderes políticos e militares condenados por crimes de guerra em um tribunal militar internacional após a Segunda Guerra Mundial.
No aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial em agosto passado Abe não visitou Yasukuni, como forma de evitar maior atrito com países vizinhos.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.