Política

Chen Guangcheng se reúne com líder de protestos da Praça da Paz Celestial

Chen disse que está confiante de que o regime autoritário da China entrará em colapso um dia.

Do Mundo-Nipo

Ativista chinês Chen Guangcheng (Foto: Kyodo)

Ativista chinês Chen Guangcheng (Foto: Kyodo)

O ativista chinês dos direitos humanos, Chen Guangcheng, se reuniu nesta quarta-feira com o Wuer Kaixi, líder estudantil  no Protesto na Praça da Paz Celestial (Tian’anmen) em 1989, que fugiu para Taiwan.

Em reunião pública em Taiwan, Chen disse que está confiante de que o regime autoritário da China entrará em colapso um dia.

Ele disse que a história de sucesso de democratização de Taiwan refuta a alegação de ditadores chineses de que a democracia, a liberdade de Estado e o Estado de Direito são valores ocidentais.

Elogiando os esforços de Chen na luta pelos direitos humanos do povo chinês, Wuer Kaixi lamentou que, enquanto os dois trabalhavam para diferentes objetivos – Chen para os direitos humanos e Wuer Kaixi para a reforma política – nenhum dos dois são tolerados por Pequim.

Chen, que fugiu da China no ano passado, se comprometeu a continuar trabalhando duro para promover a democracia e os direitos humanos.

O advogado cego, de 41 anos de idade, concluiu sua visita de 18 dias a Taiwan e deve retornar aos Estados Unidos.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe um comentário