Premiê japonês e Putin devem se reunir em novembro, diz assessor russo

Há ainda uma possibilidade de Abe e Putin se encontrarem ainda este mês, numa reunião de cúpula na Itália.

Do Mundo-Nipo

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, concordaram em realizar conversações de maneira paralela a um encontro de cúpula da Apec a ser realizado no próximo mês, em Pequim, anunciou a assessoria russa, conforme informou nesta sexta-feira (10) a emissora pública ‘NHK’.

O assessor presidencial russo Yuri Ushakov anunciou o encontro dos dois líderes de estado durante uma coletiva de imprensa local, na noite de quinta-feira (9). Ushakov, no entanto, considerou que uma reunião entre os Putin e Abe pode acontecer ainda este mês, citando que “não descarta a possibilidade de que os dois líderes realizem conversações à margem da reunião de cúpula do Encontro Ásia-Europa, programada para os dias 16 e 17 de outubro, na Itália.

No entanto, o assessor afirmou que Moscou não está buscando agendar uma visita de Putin ao Japão, contrariando um acordo entre os dois governos, em fevereiro, na qual firmava que Putin visitaria o Japão durante o segundo semestre deste ano.

Segundo a NHK, Putin e Abe conversaram pelo telefone tanto na data de aniversário de Abe, em 21 de setembro, como na de Putin, 7 de outubro, e concordaram em fazer esforços para realizar conversações de maneira paralela ao encontro de cúpula da Apec.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Toyota está entre as 10 marcas mais valiosas do mundo; veja ranking 2014

Next Article

Japão e EUA reiniciam negociações de livre comércio

Related Posts