Do Mundo-Nipo
O governo japonês pretende criar um conselho de segurança nacional para o primeiro-ministro Shinzo Abe, formado para promover o compartilhamento de informações confidenciais e outros recursos de inteligência, conforme informou a imprensa japonesa na última sexta-feira.
O conselho terá como principais membros o próprio primeiro-ministro, o secretário geral do gabinete, o chanceler e o ministro da defesa nacional. Eles se reunirão uma vez a cada duas semanas.
Um funcionário de alto escalão do governo japonês foi citado como dizendo que o conselho irá “mudar drasticamente as divisões verticais” entre os ministérios.
O conselho terá acesso a dezenas de especialistas em segurança e defesa, bem como diretores gerais e o assessores especiais de segurança para o primeiro-ministro.
Sua principal missão será a de elaborar políticas de longo prazo em matéria de segurança e diplomacia e oferecer opções de políticas ao premiê.
O projeto de lei para a criação do conselho vai obrigar os ministérios a fornecerem suas informações ultra-secretas para o Conselho de Segurança.
Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.