Do Mundo-Nipo
O ministro da Defesa do Japão, Itsunori Onodera, declarou neste domingo que não pode ignorar a invasão repetida de navios de patrulha chineses em águas japonesas.
Onodera fez a declaração após três navios da Guarda Costeira da China serem avistados ao largo das Ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental. Os navios deixaram a área 2 horas mais tarde.
As ilhas são controladas pelo Japão e reivindicadas pela china e Taiwan. O governo japonês defende que as ilhas são parte inerente do território do país, conforme a história e direito internacional.
Embarcações chinesas cruzaram a fronteira marítima por mais de 50 dias no ano passado. A invasão de hoje foi a primeira desde 29 de dezembro.
O ministro afirmou que importante continuar os esforços diplomáticos, mas que a Força de Autodefesa irá trabalhar para proteger os territórios de seu país.
As informações são da NHK.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.