Do Mundo-Nipo
O jornal norte-americano ‘The New York Times’ aceitou o pedido do governo japonês para corrigir seu editorial no início deste mês, em vista que o primeiro-ministro Shinzo Abe está envolvido na publicação, informou nesta quarta-feira (12) o Ministério das Relações Exteriores do Japão.
Segundo o ministério, a The New York Times Company admitiu que uma edição publicada em seu jornal online, no dia 2 de março, “incorretamente afirmou” que o governo de Shinzo Abe pode invalidar o pedido de desculpas oficial do Japão em 1993, no qual assume e se desculpa por ter forçado mulheres a servir como prostitutas em “casas de conforto” [bordéis] para militares durante a Segunda Guerra Mundial.
“A correção veio em resposta ao protesto do Japão”, disse o secretário de imprensa do ministério, Kuni Sato, numa conferência de imprensa realizada na manhã (hora local) desta quarta-feira.
Em 1993, o Japão emitiu um pedido oficial de desculpas pela “dor imensurável e o sofrimento causado às mulheres”, diz um trecho do documento, de acordo com o jornal The Asahi Shimbun.
(Do Mundo-Nipo com a Agência Kyodo e Jornal The Asahi Shimbun)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.