Política

‘The New York Times’ aceita pedido de correção editorial envolvendo premiê do Japão

O jornal admitiu ter errado ao afirmado que Shinzo Abe pode invalidar o pedido de desculpas oficial do Japão em 1993, no qual cita crimes de guerra.

Do Mundo-Nipo

The New York Times corrige publicação relacionada à Shinzo Abe (Imagem: Reprodução/Edição MN)

O secretário de imprensa do ministério, Kuni Sato disse que a correção veio em resposta ao protesto do Japão (Imagem: Reprodução/Edição MN)

O jornal norte-americano ‘The New York Times’ aceitou o pedido do governo japonês para corrigir seu editorial no início deste mês, em vista que o primeiro-ministro Shinzo Abe está envolvido na publicação, informou nesta quarta-feira (12) o Ministério das Relações Exteriores do Japão.

Segundo o ministério, a The New York Times Company admitiu que uma edição publicada em seu jornal online, no dia 2 de março, “incorretamente afirmou” que o governo de Shinzo Abe pode invalidar o pedido de desculpas oficial do Japão em 1993, no qual assume e se desculpa por ter forçado mulheres a servir como prostitutas em “casas de conforto” [bordéis] para militares durante a Segunda Guerra Mundial.

“A correção veio em resposta ao protesto do Japão”, disse o secretário de imprensa do ministério, Kuni Sato, numa conferência de imprensa realizada na manhã (hora local) desta quarta-feira.

Em 1993, o Japão emitiu um pedido oficial de desculpas pela “dor imensurável e o sofrimento causado às mulheres”, diz um trecho do documento, de acordo com o jornal The Asahi Shimbun.

(Do Mundo-Nipo com a Agência Kyodo e Jornal The Asahi Shimbun)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Deixe uma resposta