Do Mundo-Nipo
O ministro dos Assuntos Internos e das Comunicações, Yoshitaka Shindo, visitou neste sábado (12) o Santuário de Yasukuni, descrevendo sua ação como um “assunto privado”.
O santuário em questão homenageia mortos em guerra, incluindo criminosos Classe-A, e já causou grande polêmica com os países vizinhos do Japão.
“Eu fiz isso como uma questão privada, que sou livre para decidir”, disse Shindo a agência Kyodo, após a visita controversa, que poderia causar a ira da China e da Coréia do Sul, que veem o santuário como um símbolo do imperialismo passado do Japão.
Enquanto o primeiro-ministro Shinzo Abe deverá abster-se de visita antes de uma cúpula com o presidente dos EUA, Barack Obama, no dia 24 de abril, em Tóquio, a visita de Shindo ocorreu mais cedo do que no ano passado e bem à frente do festival anual da Primavera do santuário entre os dias 21 a 23 de Abril.
(Do Mundo-Nipo com informações da agência Kyodo)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.