Ministro japonês faz visita polêmica ao Santuário de Yasukuni

O ministro dos Assuntos Internos e das Comunicações, Yoshitaka Shindo, visitou neste sábado (12) o Santuário…

Do Mundo-Nipo

Parlamentares japoneses no Santuário Yasukuni em 2012. A visita causou protestos por parte da Coreia do Sul e da China (Foto: AFLO)
Parlamentares japoneses no Santuário Yasukuni em 2012. A visita causou protestos por parte da Coreia do Sul e da China (Foto: AFLO)

O ministro dos Assuntos Internos e das Comunicações, Yoshitaka Shindo, visitou neste sábado (12) o Santuário de Yasukuni, descrevendo sua ação como um “assunto privado”.

O santuário em questão homenageia mortos em guerra, incluindo criminosos Classe-A, e já causou grande polêmica com os países vizinhos do Japão.

“Eu fiz isso como uma questão privada, que sou livre para decidir”, disse Shindo a agência Kyodo, após a visita controversa, que poderia causar a ira da China e da Coréia do Sul, que veem o santuário como um símbolo do imperialismo passado do Japão.

Enquanto o primeiro-ministro Shinzo Abe deverá abster-se de visita antes de uma cúpula com o presidente dos EUA, Barack Obama, no dia 24 de abril, em Tóquio, a visita de Shindo ocorreu mais cedo do que no ano passado e bem à frente do festival anual da Primavera do santuário entre os dias 21 a 23 de Abril.

(Do Mundo-Nipo com informações da agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Artista filipina cria versão realista de personagens do anime 'Beyblade'

Next Article

Japão e Coreia do Sul se preparam para discutir escravidão sexual na guerra

Related Posts