Do Mundo-Nipo
O chefe de Gabinete do Japão, Yoshihide Suga, declarou nesta quinta-feira (12) que três sanções individuais aplicadas contra a Coreia do Norte serão canceladas simultaneamente se forem confirmadas medidas concretas para investigar o destino dos japoneses sequestrados pelo país.
A Coreia do Norte prometeu, durante negociações em maio, uma investigação completa sobre o destino de japoneses desaparecidos, incluindo aqueles sequestrados pelo governo norte-coreano na década de 1970 e 1980. Em troca, o Japão concordou em suspender três sanções de uma vez, assim que a investigação fosse iniciada.
Nesta quinta-feira, Suga declarou a imprensa que o Japão irá determinar se a Coreia do Norte criou uma comissão especial de investigação e se está conduzindo-a de maneira concreta. Somente após isso as sanções devem ser retiradas.
As 3 sanções são as restrições às viagens entre os dois países, escalas no Japão por navios norte-coreanos para fins humanitários e regras rígidas sobre transferências de dinheiro.
Sobre a questão da possível visita do primeiro-ministro Shinto Abe à Coréia do Norte, Suga disse que não é possível discutir isso nesta fase.
(Do Mundo-Nipo com informações da rede NHK)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.