Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo
A Coreia do Norte lançou na madrugada deste domingo (horário local) dois mísseis balísticos em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão), informou o Ministério da Defesa do Japão, no que representou um forte protesto ao governo norte-coreano. É a quinta ação deste tipo por parte do regime de Kim Jong-un em menos de três semanas.
Os lançamentos foram disparados a partir das cercanias da cidade de Kaesong, no litoral nordeste do país, entre as 1h20 e 1h30 de domingo (entre 13h20 e 13h30 de sábado pelo Brasília). Os dois projéteis percorram uma categoria de 500 quilômetros até caír em águas do Mar do Japão, conforme explicou o ministério.
O governo japonês apresentou imediatamente um protesto contra a Coreia do Norte por meio da Embaixada do Japão em Pequim.
O chefe de gabinete e porta-voz do governo do Japão, Yoshihide Suga, disse que o lançamento “viola completamente as resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, que proíbem a Coreia do Norte de efetuar qualquer lançamento usando tecnologia de mísseis balísticos.
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, instruiu seu gabinete a trabalhar em conjunto com os governos dos Estados Unidos, da Coreia do Sul e de outras nações para coleta e na análise de informações sobre os lançamentos. Além disso, ordenou para que fosse garantida a segurança de aeronaves e embarcações na área onde caíram os mísseis.
Após meses de relativa calma na península coreana, Pyongyang disparou vários projéteis de curto alcance no Mar do Japão desde o último dia 26. O lançamento de hoje é o 14º em 2014 e o quinto em apenas 17 dias.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.