Do Mundo-Nipo
saiba mais |
China adverte premiê do Japão a não visitar Santuário Yasukuni |
China protesta contra visita de ministros do Japão ao Santuário Yasukuni |
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, não vai visitar o Santuário Yasukuni durante o festival de outono, que inicia na quinta-feira (17), em uma aparente tentativa de melhorar as relações diplomáticas com a China e Coreia do Sul, informou neste sábado um funcionários do governo.
Em vez de visitar o santuário de Tóquio, Abe está ponderando enviar uma árvore “masakaki”, tradicionalmente usada em rituais xintoístas, às suas próprias custas, assim como ele fez em abril, disse a fonte.
A mudança é uma tentativa de apaziguar tanto os vizinhos do Japão, que se opõem a sua visita ao santuário controverso, como o eleitorado conservador, declarou a fonte.
Abe também teria levado em conta os Estados Unidos, que está preocupado com uma possível deterioração das relações entre o Japão e China, bem como a Coréia do Sul.
O Santuário Yasukuni homenageia mortos em guerra do Japão, incluindo líderes políticos e militares condenados por crimes de guerra. A China e a Coreia do Sul consideram o santuário um símbolo do militarismo japonês.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.