Do Mundo-Nipo
O Ministério das Relações Exteriores informou que o Japão emitiu 972 mil autorizações de vistos a chineses em 2013, o que representa uma queda de 12,7% em relação ao ano anterior.
A queda é atribuída às tensas relações entre Japão e China, causadas, em grande parte, pela disputa das Ilhas Senkaku, administras pelo governo japonês. A crise entre os dois países se agravaram em setembro de 2012, quando o governo japonês comprou três das cinco ilhas que compõem o pequeno arquipélago, das quais pertenciam a um proprietário particular, o que provocou a ira de Pequim e gerou violentos protestos em várias cidades da China.
Desde então, o país vem registrando uma queda continua na emissão de vistos para chineses. Segundo o ministério, de setembro a dezembro de 2012 houve uma queda de 44,4%. Trata-se do maior recuo já registrado desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
No geral, a emissão total de vistos a estrangeiros caiu 6,1% em 2013, para cerca de 1,864 milhão. Por nacionalidade, os chineses constituíram o maior grupo, com 52,1%, seguido pelos tailandeses, com 9,9%.
(Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.