Japão registra queda de 12,7% na emissão de vistos para chineses em 2013

A queda é atribuída às tensas relações entre Japão e China envolvendo as Ilhas Senkaku.

Do Mundo-Nipo

O Ministério das Relações Exteriores informou que o Japão emitiu 972 mil autorizações de vistos a chineses em 2013, o que representa uma queda de 12,7% em relação ao ano anterior.

 

Emissão de visto no Japão (Foto: Japanetc)
No geral, a emissão total de vistos a estrangeiros caiu 6,1% em 2013 (Foto: Japanetc)

 

A queda é atribuída às tensas relações entre Japão e China, causadas, em grande parte, pela disputa das Ilhas Senkaku, administras pelo governo japonês. A crise entre os dois países se agravaram em setembro de 2012, quando o governo japonês comprou três das cinco ilhas que compõem o pequeno arquipélago, das quais pertenciam a um proprietário particular, o que provocou a ira de Pequim e gerou violentos protestos em várias cidades da China.

Desde então, o país vem registrando uma queda continua na emissão de vistos para chineses. Segundo o ministério, de setembro a dezembro de 2012 houve uma queda de 44,4%. Trata-se do maior recuo já registrado desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

No geral, a emissão total de vistos a estrangeiros caiu 6,1% em 2013, para cerca de 1,864 milhão.  Por nacionalidade, os chineses constituíram o maior grupo, com 52,1%, seguido pelos tailandeses, com 9,9%.

(Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Bolsa de Tóquio fecha com forte alta de 1,95%

Next Article

Live-action 'Akira Project' é finalmente concluído após quase três anos

Related Posts