Aprovação do governo do Japão cai ao pior nível desde 2012

É a primeira vez que a taxa de reprovação supera a de aprovação desde que Abe assumiu o poder, em dezembro de 2012.

Do Mundo-Nipo

O índice de aprovação ao gabinete do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, atingiu o pior nível em mais de dois anos e meio, sendo superado pela taxa de reprovação em 2 pontos percentuais em julho, de acordo com uma pesquisa conduzida pela emissora pública ‘NHK’, indicando que a queda é, em parte, reflexo do sentimento de reprovação sobre o papel militar do Japão no exterior.

A pesquisa nacional, realizada entre sexta-feira (10) e domingo (12), mostra que a taxa de aprovação caiu para 41%, enquanto o de reprovação subiu para 43%. Esta é a primeira vez que o índice de reprovação supera o de aprovação desde que Abe assumiu o comando da terceira maior economia do mundo, em dezembro de 2012.


saiba mais


Partido governista do Japão lança mangá que aborda revisão constitucional


Governo japonês propõe nova lei para atividades militares no exterior


O levantamento, que pesquisou 1.024 pessoas em todo o país, aponta que o apoio ao governo caiu 7 pontos percentuais em relação ao mês passado, enquanto a taxa de reprovação subiu 9 pontos.

Os inquiridos também foram questionados sobre as novas leis de segurança que serão deliberadas na Dieta este ano. O governo propôs uma nova lei envolvendo a política de defesa do Japão, em vista de mudar a atual política de segurança e assim poder exercer o chamado “direito de autodefesa coletiva”, o que permitiria ao país ampliar o papel de suas Forças Armadas no exterior.

A porcentagem dos pesquisados a favor da mudança nas leis de segurança nacional do país representou 32% do total, enquanto a taxa de reprovação totalizou 61% dos inquiridos, mostraram os dados da pesquisa nacional conduzida pela “NHK”, referente a julho.

Mudança da Constituição Pacifista do Japão
A Constituição do Japão foi reescrita depois da derrota na Segunda Guerra Mundial e possui um artigo que limita a ação das Forças Armadas, que são restritas ao território japonês, não podendo atacar ou se envolver em conflitos no exterior.

Mudar o Artigo 9º é um antigo desejo do atual governo e o terreno tem se mostrado “fértil” para isso, principalmente depois de o assassinato de dois reféns japoneses pelo grupo jihadista Estado Islâmico (IE) entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, que incluiu ameaças do Estado Islâmico (IE) à segurança dos cidadãos japoneses no exterior, o que levou o primeiro-ministro japonês a querer ampliar o papel das Forças Armadas do país.

Segundo Abe e seus partidários, a Constituição pacifista inibe a capacidade do país de se proteger e apoiar seus aliados, em meio a ameaças recentes de terroristas, além dos temores crescentes sobre o programa nuclear da Coreia do Norte e das reivindicações territoriais da China e sua expansão militar na região asiática.

Se o direito de autodefesa coletiva for aprovado, esta será uma das maiores mudanças na política de segurança do Japão desde a Segunda Guerra Mundial. A alteração também relaxaria as restrições à participação do país em operações de paz da ONU, atualmente restrito.

Em meados de abril passado, o governo propôs uma nova lei envolvendo a política de defesa do Japão, que visa mudar a política de segurança do país. A intenção do governo é poder exercer o chamado “direito de autodefesa coletiva”. As conversações envolvem os partidos da coalizão governista que apoiam a intenção do primeiro-ministro Shinzo Abe de reinterpretar a Constituição Pacifista do país.

(Com informações da NHK News e da agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Satoru Iwata, presidente da Nintendo, morre aos 55 anos

Next Article

Resultados do 2º dia do Torneio de Sumô de Nagoya 2015

Related Posts