Coreia do Norte dispara cinco mísseis balísticos no Mar do Japão

Os disparos acontece quatro dias após a Coreia do Norte afirmar que os lançamento de projéteis não têm o Japão como alvo.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

A Coreia do Norte disparou nesta quinta-feira (14) cinco mísseis balísticos em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão), no que se somam aos diversos lançamentos de foguetes e mísseis de curto alcance que o regime de Kim Jong-un realizou nos dois últimos meses, informaram autoridades do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

 

Coreia do Norte dispara cinco projéteis no Mar do Japão em 14-08-2014 (Imagem: Reprodução/NHK)
Os disparos acontece quatro dias após a Coreia do Norte afirmar que os lançamento de projéteis não têm o Japão como alvo (Imagem: Reprodução/NHK)

 


saiba mais


Coreia do Norte afirma que testes com mísseis não têm Japão como alvo


Coreia do Norte dispara 100 foguetes no Mar do Japão


Coreia do Norte dispara dois mísseis balísticos no Mar do Japão


Coreia do Norte dispara dois mísseis no Mar do Japão


Os lançamentos foram disparados a partir das cercanias da cidade de Wonsan, no litoral ao leste do país, a partir das 9h30 de quinta-feira (21h30 de quarta-feira em Brasília), seguido de outros dois 30 minutos depois. Por fim, mais dois projéteis foram lançados por volta das 13h00 (01h00 de quinta em Brasília).

Os cinco projéteis, aparentemente um novo tipo de foguete, percorreram uma categoria de 200 a 220 quilômetros até caírem em águas do Mar do Japão, conforme explicou um porta-voz de Defesa em Seul.

Acredita-se que a Coreia do Norte parece estar usando os testes repetidos para aprimorar a capacidade de seus foguetes e também enviar um aviso para os Estados Unidos e Coreia do Sul. Na próxima semana, os dois aliados irão começar um exercício militar conjunto.

Os lançamentos de hoje acontece quatro dias após o ministro norte-coreano das Relações Exteriores, Ri Su Yong, afirmar ao ministro japonês dos Negócios Estrangeiros, Fumio Kishida, que os testes de lançamento de projéteis por parte do regime de Kim Jong-un “não têm o território japonês como alvo”, conforme informou nesta quinta-feira a emissora pública ‘NHK’.

Pyongyang disparou vários projéteis de curto alcance no Mar do Japão desde o dia 26 de junho. O último aconteceu em meados de julho, quando militares norte-coreanos lançaram cerca de 100 foguetes no Mar do Japão. Com os disparos de hoje, somam-se 16 ações do tipo em 2014.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Hello Kitty vai ao espaço para promover a indústria tecnológica do Japão

Next Article

Dólar tem quarta alta seguida ante o iene

Related Posts