Do Mundo-Nipo
O dia 15 de maio de 2014 assinala 42 anos de soberania japonesa sobre a Ilha de Okinawa após os Estados Unidos devolver o controle ao Japão desde a ocupação norte-americana, ao término da Segunda Guerra Mundial.
Quase meio século depois, cerca de 74% das instalações dos Estados Unidos em território japonês, em termos de área, ainda estão concentradas na província de Okinawa.
Em uma tentativa de reduzir esta carga, os dois governos concordaram que as instalações norte-americanas da Base Aérea de Kadena, ao sul da província, serão devolvidas ao Japão.
O governo japonês também pretende seguir com seu plano para mudar o local da Base Aérea de Futenma, também localizada na província e que abriga o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. No ano passado, o governador de Okinawa, Hirokazu Nakaima, aprovou a concessão do uso de terras para a nova base em uma área costeira menos povoada, na cidade de Nago.
Entretanto, grande parte da população de Okinawa não quer que a intalção seja construída na prefeitura. No início deste ano, eleitores em Nago reelegeram o prefeito Susumu Inamine, que se opõe ao plano de realocação.
Inamine partirá para os Estados Unidos na próxima quinta-feira para expressar sua oposição aos legisladores. O governo japonês deve equilibrar estas questões com a necessidade de garantir a segurança do país.
(Do Mundo-Nipo com Agências)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.