Premiê do Japão reitera desejo de alterar Constituição

Abe pretende melhorar as defesas do país através da modificação do art. 9º

Do Mundo-Nipo

Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão (Foto: Kyodo)
Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão (Foto: Kyodo)

Com apenas seus dias antes da eleição na Câmara de Conselheiros no Japão, o primeiro-ministro Shinzo Abe reafirmou nesta segunda-feira se desejo de reverter o artigo 9º da Constituição Pacifista japonesa, para permitir que as Forças de Autodefesa seja reformuladas completamente.

“Vamos rever o artigo 9º da Constituição e indicar claramente a presença e o papel (militar). Isso vai ser do jeito que deveria ser”, disse Abe em entrevista a um programa de televisão que divulgou hoje a declaração.

As pesquisas mostram que o  Partido Liberal Democrada de Abe deverá aumentar seus assentos na Câmara de Conselheiros, mas provavelmente não o suficiente para preencher dois terços dos assentos necessários para alterar a Constituição por conta própria, necessitando, assim, o apoio de outros partidos.

, que estipula que “o povo japonês renuncia para sempre à guerra como direito soberano da nação, assim como à ameaça ou ao uso da força como meio para resolver os conflitos internacionais”.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Bônus salarial de verão do Japão cresce pela primeira vez em dois anos

Next Article

Presidente de Mianmar promete libertar prisioneiros políticos até o final do ano

Related Posts