Japão diz que China deve enfrentar preocupação global sobre sua zona de defesa

O porta-voz do governo japonês disse que a China deve admitir que a comunidade internacional está preocupada.

Do Mundo-Nipo

Yoshihide Suga, Secretário Geral do Gabinete do Japão (Foto: AFLO)
Yoshihide Suga, Secretário Geral do Gabinete do Japão (Foto: AFLO)

O principal porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, declarou nesta segunda-feira (16) que a China deve admitir que a comunidade internacional está preocupada com a sua recém criada zona de identificação de defesa aérea no Mar da China Oriental.

“A China precisa enfrentar a realidade de que muitos países do mundo estão preocupados com a área de identificação de defesa aérea”, disse Suga em uma conferência de imprensa.

“A ZIDA (zona de identificação de defesa aérea) injustificadamente infringe a liberdade de sobrevoo em águas internacionais”, completou o porta-voz japonês.

Durante o final de semana em uma reunião entre o Japão e a ASEAN, em Tóquio, o primeiro-ministro Shinzo Abe tentou buscar apoio dos países do Sudeste Asiático sobre a questão. Ele disse que está “profundamente preocupado” com as tentativas da China de mudar o status quo no Mar da China Oriental e Mar da China Meridional.

Em resposta, o porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei, criticou no sábado (14) o premiê japonês “por sua calúnia maliciosa contra a China no cenário internacional”.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais dessa categoria
Total
0
Share