Japão insta Argélia a sessar operação militar

Shinzo Abe exortou a Argélia abster-se de operações militares após saber que reféns foram mortos na ofensiva contra o grupo islamita de sequestradores.

Do Mundo-Nipo

Localização da ofensiva na Argélia (Imagem reprodução)
Localização da ofensiva na Argélia (Imagem reprodução da rede NHK World)

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, pediu ao seu homólogo argelino Abdelmalek Sellal nesta quinta-feira para sessar os ataques a militantes islâmicos que tomaram como reféns trabalhadores estrangeiros, incluindo cidadãos japoneses, em um complexo de gás natural no país norte africano, dizendo que a vida dos reféns estão em perigo, informou a agência Kyodo nesta quinta-feira.

Segundo a agência japonesa, Shinzo Abe, que está visitando Bangcoc como parte de uma turnê a três nações do sudeste da Ásia, disse por telefone ao primeiro-ministro argelino que o Japão instou várias vezes o país para “colocar prioridade” sobre a segurança dos reféns e “exortou a Argélia abster-se de operações militares “, informou o chefe de gabinete do governo japonês, Hiroshige Sekoe.

Hiroshige disse que o líder japonês fez o telefonema depois de saber que alguns reféns ficaram feridos, mas Sellal apenas disse que não pode confirmar os detalhes dos reféns libertados na operação, uma vez que a ofensiva continua em andamento.

Entretanto, o ministro argelino da Comunicação fez um comunicado ao fim desta tarde, em rede nacional, que o ataque argelino contra os sequestradores islamitas no sul da Argélia fez “infelizmente alguns mortos e feridos” entre os reféns.

Mohamed Said disse também que a operação “prossegue”, e confirmou a libertação de cinco reféns ocidentais assim como de 600 argelinos. No entanto, a incerteza sobre o resultado global da intervenção militar é enorme mesmo entre os líderes dos principais países ocidentais, que exigem explicações às autoridades argelinas.

 

Para receber notícias atuais, siga o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Kobe realiza cerimônia de 18º aniversário do Grande Terremoto de Hanshin

Next Article

Exército da Argélia finaliza operação de resgate em campo de gás

Related Posts